"Este anúncio, tal como foi publicado, mostra grupos de letras em que L significa Lote (o trecho da ferrovia); o número e a maiúscula A ou B identificam o Lote: e as iniciais que se seguem identificam a empresa que sairia vencedora. Agora, confronte-se com este anúncio o resultado oficial da concorrência: Lote 1A, vencedora a Norberto Odebrecht; 2A Queiroz Galvão; 3A, Mendes Jr.; (não existe o lote 4A); 5A, C. R. Almeida; 6A, Serveng; 7A, Egit; 8A, Cowan; 9A, Ceesa.; 1B, CBPO; 2B, Camargo Correa; 3B, Andrade Gutierrez; (4B não existe); 5B, Constran; 6B, Sultepa; 7B, Construtora Brasil; 8B. Alcino Vieira; 9B, Tratex; 10B, Paranapanema, 11B, Ferreira Guedes."
(Concorrência da ferrovia Norte-Sul foi uma farsa. Jano de Fretas, Folha de S. Paulo, 13 maggio 1987).
Al capitolo "bid rigging" (con corruzione), il caso delle Ferrovia Norte-Sul in Brasile, in cui l'annuncio pubblico del bando per i 18 lotti dei lavori già conteneva, "in codice", i nomi dei vincitori (si vedano le sigle nell'immagine qui sotto). Tra i quali, alcuni poi implicati in Lava Jato, ad iniziare da Odebrecht.
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